Atividades

No que diz respeito à instrução, formação e aperfeiçoamento técnico de seus membros, foram realizados curso de águas bravas; Curso de Guia de Canyoning, Curso de Guia Auxiliar de Canyoning e Curso de Autonomia em Canyoning da Academia Internacional de Canyoning – ICA; Curso de Canionismo Nível I; Cursos de Resgate em Cânions da Rescate en Cañones México – RECAM e participação no 1º Simulacro Latinoamericano de Rescate em Cañones organizado por aquela entidade; e estágios na Sierra de Guara, nos Pirineus espanhóis, um dos espaços mais privilegiados para a prática do canionismo no mundo, com Bastian Gimat, da Canyon Sierra de Guara.

Galeria de instrução, formação e aperfeiçoamento técnico

Em relação ao auxílio a órgãos governamentais em atividades relativas aos cânions da região, pode-se apontar a participação na Oficina de Revisão do Plano de Manejo dos Parques Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral; o auxílio na elaboração do Plano de Ação Emergencial – PAE e do Inventário de Perigos e Riscos relativos ao Canionismo para o Núcleo de Gestão Integrada – NGI Aparados da Serra Geral; oferecimento de vagas para os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos cursos de Resgate em Cânions e de Assistência e Socorro à Vítima organizados pela Associação; descidas de cânions com o Corpo de Bombeiros Militar dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Deve-se citar, ainda, o auxílio no projeto de busca, descoberta e redescoberta de populações das espécies de anfíbios ameaçadas de extinção nos cânions da região dos Aparados da Serra Geral, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA do Estado do Rio Grande do Sul.

Galeria de auxílio a órgãos governamentais

No que tange à prática do canionismo, os membros da ACASERG têm realizado inúmeras descidas de cânions, seja nos cânions dos Aparados da Serra Geral — inclusive com a conquista e a equipagem de novas vias de canionismo na região —; em cânions localizados em outras regiões do Brasil, como em São Paulo e na Chapada dos Veadeiros (GO); e em cânions localizados em outros países, como Portugal, Espanha, França e México. Participaram, ainda, em expedição de canionismo no deserto do Sahara. Por fim, participaram nos Rassemblement Internationale de Canyon – RIC da Catalunha (2023) e do México (2024). Todas essas atividades têm permitido que os membros da ACASERG experimentem diferentes tipos de cânions, sejam cânions verticais, sejam cânions aquáticos, além de diferentes tipos de rocha.

Galeria de prática do canionismo

Relativamente ao intercâmbio com entidades congêneres, pode-se citar as atividades realizadas com a Rescate em Cañones México – RECAM e a representação do Brasil na Rescate em Cañones Americalatina – RECAL, recém criada. Tem-se procurado também estreitar os laços com a Federació Catalana d’Espeleologia – FCE.

Galeria de Intercâmbio com entidades congêneres

Por fim, no que concerne à elaboração de material sobre os cânions dos Aparados da Serra Geral, pode-se citar o documentário “Memórias das Travessias de Cânions nos Aparados da Serra”

Mais informações sobre as atividades da ACASERG podem ser encontradas no Facebook da Associação